A exemplo da iniciativa implantada com sucesso em Curitiba/PR, a Prefeitura de Salvador pode adotar, caso aceite a sugestão apresentada pelo vereador Orlando Palhinha (DEM), pista de skate adaptado para crianças e adolescentes portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida, no Parque da Cidade. No Projeto de Indicação nº 421/16, apresentado na Câmara Municipal, ele argumenta que a prática permite a movimentação com segurança, mediante a utilização de skates presos por coletes amarrados a um cabo de aço, esticado entre dois pontos fixos.
“O skate adaptado proporciona lazer e diversão às pessoas com mobilidade reduzida”, defende Palhinha. Segundo ele, a experiência bem sucedida em Curitiba foi possível graças a uma parceria entre a prefeitura da capital paranaense e a iniciativa privada.
Fisioterapia
“Trata-se de uma ideia aparentemente simples, que está tornando a vida de crianças com deficiência da cidade de Curitiba mais alegre. Recentemente, a Prefeitura de Salvador surpreendeu com a nova pista de skate que comporta até mesmo competições internacionais, construída no recém-inaugurado Parque da Cidade Joventino Silva, o que vem atraindo diversos adeptos dessa pratica esportiva ao local”, frisa o vereador. A instalação de uma área para o skate adaptado, argumenta Palhinha, será de grande valia, tendo em vista que o mesmo tem a função de incluir as crianças com deficiência motora ou mobilidade reduzida, que poderão sentir a sensação de liberdade e interatividade que o brinquedo proporciona.
“O skate adaptado é uma ideia simples, que não necessita de grades custos, e que permite que estas crianças/adolescentes tenham uma atividade que, normalmente, a condição delas não permitiria a utilização do brinquedo sem adaptação necessária. O equipamento não somente tem o intuito de recreação, mas também pode funcionar como um aparelho de fisioterapia, melhorando as condições de pessoas com restrições de locomoção”, justifica o autor da indicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário