Os moradores de Pernambués, em Salvador, já têm mais uma opção para cuidar do corpo e da saúde. No domingo (20), foi entregue à comunidade uma academia ao ar livre, parte da primeira etapa da requalificação do Centro Social Urbano (CSU) do bairro, realizada, em parceira, pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e o Ministério dos Esportes. O secretário de Justiça, Geraldo Reis, entregou o equipamento para uso gratuito de toda a comunidade, incluindo a monitoria de profissionais de educação física.
Os CSUs são espaços públicos estratégicos em que acontecem inúmeras atividades culturais, esportivas, lúdicas e de serviços à comunidade. Com a inauguração da academia, a comunidade local ganha uma opção de saúde e integração que vai beneficiar jovens, adultos e idosos. Geraldo Reis lembrou que “uma comunidade não sobrevive de forma saudável sem convivência, sem um ritual de interação, e esse é o espaço apropriado para isso. Portanto, todos devem ter zelo e preservar o espaço e os equipamentos instalados”.
No evento neste domingo, as pessoas presentes puderam prestigiar apresentações de fanfarra, de grupo de capoeira e um aulão de ginástica, uma pequena amostra das atividades que acontecem no CSU do bairro.
Requalificação
De acordo com o coordenador dos CSUs, Osmário Santos, a próxima etapa de qualificação do centro de Pernambués é a reforma do campo de futebol. E a partir da inauguração da primeira academia ao ar livre, a intenção do Governo do Estado, por meio da SJDHDS, é implantar os equipamentos nos CSUs de outros bairros. “A razão de ser do nosso trabalho só é gratificada com a presença da comunidade que frequenta o Centro Social Urbano”, disse Osmário.
Os Centros Sociais Urbanos são equipamentos coordenados pela SJDHDS e têm por objetivo integrar atividades de lazer, esporte, informação, formação e qualificação profissional, visando maior organização e integração das comunidades onde estão inseridos, atuando como um espaço de diálogo e desenvolvimento de ações coletivas, em parceria com órgãos governamentais, setores privados e organizações da sociedade civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário