O Passeio Público, localizado atrás do Palácio da Aclamação, no Campo Grande, em Salvador, passa a ser ocupado pela prática da meditação, da arte marcial chinesa tai-chi-chuan e da disciplina originária da Índia, a yoga, entre outras atividades físicas, culturais e artísticas. O local implantado inicialmente como horto botânico, desde 1812, passou a ser administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult).
Essas práticas físicas, atividades artísticas e culturais podem ser realizadas no local. Basta contatar a Diretoria de Museus (Dimus) do Ipac pelos telefones (71) 3117-6447-6445 ou presencialmente, das 8 às 12h, e de 13 às 17h, no Aclamação. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail secdir.dimus@gmail.com.
A primeira etapa dos Serviços de Conservação Preventiva realizada pelo Ipac nessa área vai ser entregue na manhã do próximo domingo (27). “Precisamos ter mais ações neste belo e privilegiado espaço”, afirma a diretora da Dimus, Ana Liberato, informando que o Ipac vai lançar um projeto de sinalização histórica e botânica, além de um programa de educação patrimonial que, inicialmente, atenderá 160 vigilantes patrimoniais do órgão e cerca de 340 policiais militares do 18° Batalhão e Batalhão Turístico da PM.
Dentro das ações de Educação Patrimonial, a ideia do Ipac é continuar com os serviços de conservação tendo operários e restauradores trabalhando no local, com segurança necessária para explicar aos frequentadores as etapas dos seus trabalhos. Com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) e da Polícia Militar (PM), o Passeio ganhou câmera com cobertura 360° graus, instalada a 4,5 metros de altura e que atinge extensão de 800 metros lineares.
Brahma Kumaris
A última atividade realizada no Passeio foi a meditação da Organização Brahma Kumaris, no último dia 18. “Aqui foi fantástico. O clima e a energia do local tornou o encontro maravilhoso”, enfatizou o engenheiro eletricista Ivan Pinho. Os integrantes do programa ‘Por um mundo de Paz’, da organização, ficaram encantados pela oportunidade de meditar em meio à natureza e no momento do pôr do sol.
Entre os que foram pela primeira vez estava a pedagoga Terezinha Lima, 62. “Foi sensacional. Aqui tem uma energia que nos deixa em sintonia com o mundo e nos faz vibrar e voltar-se para si”. Para o grupo, a vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos torna o ambiente propício à interiorização e ao relaxamento. A funcionária pública Marileyde Matos, 52, fez questão de estar presente. “Sair do trabalho e vir para um lugar lindo como este já ajuda a nos sentirmos em harmonia e com bem-estar”.
Formada por uma rede de indivíduos de todas as idades e formações, a Brahma Kumaris oferece atividades organizadas em mais de 8,5 mil centros de meditação Raja Yoga, localizados em 110 países, onde é praticada e ensinada uma forma de meditação que relaxa a mente e promove equilíbrio saudável entre os mundos interno e externo do indivíduo. Mais informações sobre a realização de eventos no Passeio Público estão disponíveis no site do Ipac.
Nenhum comentário:
Postar um comentário