Caratecas de 21 estados brasileiros estão em Salvador para disputar a etapa do Campeonato Brasileiro de Karatê, que começou na sexta-feira (8) e segue até sábado (9), na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). Mais de 700 atletas e paratletas devem pisar no tatame na disputa por medalhas nos estilos kata (luta corporal) e kumite (luta imaginária) que dará vaga para etapa final, marcada para outubro, em São Paulo.
A abertura oficial começou às 09h, com o desfile das delegações e a execução do Hino Nacional Brasileiro. O campeonato é disputado nas categorias sub 7, 8, 10 e 12; cadete (15 e 16 anos); júnior (18 a 21 anos); sênior (elite) e master – a partir de 35 anos. Desta etapa baiana, serão conhecidos os atletas das seis vagas, por categorias e estilo, que deverão integrar a seleção de cada estado, para etapa final, em São Paulo.
A competição é realizada pela Confederação Brasileira de Karatê, pela Federação Bahiana de Karatê (FBK), com apoio financeiro, na ordem de 70,8 mil, da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre).
Para a carateca baiana Patrícia Carvalho Shiron, que já defendeu a seleção brasileira e hoje treina crianças e jovens da capital, acredita que o karatê está passando por uma ótima fase e que, segundo ela, a realização do campeonato em Salvador deve ajudar no desenvolvimento da modalidade. ”Este evento é muito importante para a renovação do karatê baiano. Com o nosso esporte cada vez mais fortalecido, aguardamos a inclusão do karatê nos Jogos Olímpicos, a partir de 2020”, disse.
Representando a Sudesb na abertura do campeonato, o assessor técnico Maurício Néri destacou a importância desta etapa para os caratecas baianos, iniciantes ou mesmo aqueles com mais experiência. “Temos aqui reunidos os melhores atletas de karatê do país. Esta convivência e participação resultam em aprendizado e novos conhecimentos”, observou o professor.
Outros eventos esportivos do fim de semana apoiados pela Sudesb
Copa Metropolitana - A segunda rodada da 6ª edição da Copa Metropolitana de Futebol Sub 15 acontece neste sábado (9) com 15 jogos. O Ypiranga, que ganhou de 4 a1 na estreia, pega o Salvador FC, às 14h, e o Vitória recebe o Redenção, ambos no CT Barradão. Já o MAF, que venceu a equipe de Mata de São João pelo mesmo placar, enfrenta Conceição do Jacuípe, às 15h, em Jacuípe. O Bahia vai ao município de Santo Estevão enfrentar a Juazeirense, às 15h.
A competição é organizada pela Superintendência dos Desportos do Estado do Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), com apoio da Federação Baiana de Desportos de Participação (FBDP), Federação Bahiana de Futebol (FBF) e das prefeituras que sediam os jogos.
A copa tem como objetivo a preparação das equipes baianas que participarão da 9ª edição da Copa 2 de Julho de Futebol.
Campeonato Arena Transamérica – Também no sábado (09), a partir das 11h, 30 equipes entram em campo para disputar a 3ª rodada do Campeonato Arena Transamérica de Fut 8 – competição que reúne equipes de 20 bairros de Salvador. Os jogos são realizados na Arena Imbuí.
A competição tem o apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia vinculada à Setre, da Federação Bahiana de Desporto de Participação (FBDP), além da Federação Baiana de Futebol (FBF) e do Departamento de Educação Física da Faced/UFBA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário