Powered By Blogger

terça-feira, 26 de abril de 2016

CBF promove "Semana de Evolução do Futebol Brasileiro"




A reformulação e o desenvolvimento do futebol brasileiro são, mais uma vez, temas de discussões na sede da CBF. Desta vez, em um evento de porte internacional, o “Somos Futebol – Semana de Evolução do Futebol Brasileiro”.

Realizado pela entidade nacional, entre esta segunda-feira (25) e o próximo sábado (30), o evento reúne grandes nomes do futebol mundial. No local, dirigentes, técnicos e especialistas compartilham seus conhecimentos, debatem projetos e buscam soluções para a melhoria do esporte mais amado e praticado no país.

Membro do Comitê de Reformas do Futebol Nacional e participante ativo nas discussões sobre o tema, inclusive com diversas sugestões, o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues não ficou de fora. O dirigente se encontra no Rio de Janeiro, onde participará do evento até a próxima quinta-feira (28).

A abertura da Semana de Evolução do Futebol Brasileiro aconteceu na manhã desta segunda (25). O pontapé inicial foi dado pelos técnicos das Seleções Brasileira, Dunga; Italiana, Antônio Conte; e do Fluminense, Levir Culpi.

Os três abriram os debates com a palestra "Técnicos e táticas: treinando clubes e seleções para o novo futebol mundial". Já à tarde, o bate-papo sobre o tema "Gestão Esportiva: novas ideias para a gestão do esporte no Brasil" ganhará os reforços de Franco Baldini, que atuou como assistente da Seleção Inglesa durante quatro anos e foi diretor de futebol do Real Madrid; Gilmar Rinaldi, coordenador de Seleções da CBF; e Rodolfo Kussarev, presidente do Red Bull Brasil.

Na terça-feira (26), o evento será aberto com a palestra "Arbitragem: elevando a qualidade e a confiança na arbitragem nacional", pela manhã. Os palestrantes serão o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa; o presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e instrutor FIFA, Vitor Pereira; o instrutor FIFA e membro da Comissão de Arbitragem da Conmebol, Wilson Seneme; e o ex-árbitro e comentarista de arbitragem, Leonardo Gaciba.

À tarde, as discussões serão sobre "Calendário e Competições: calendário do futebol brasileiro e sul-americano, nos vemos no futuro". Manoel Flores, diretor de competições da CBF; Ricardo Rocha, tetracampeão mundial e coordenador do Grupo de Trabalho do Calendário do Futebol Brasileiro do Comitê de Reformas; e Hugo Figueredo, diretor de competições da Conmebol serão os responsáveis sobre o tema.

Na quarta-feira (27), o Somos Futebol será iniciado às 9h, com a palestra sobre "Futebol Feminino: ganhando espaço no Brasil e no mundo". Os palestrantes escalados foram Marco Aurélio Cunha, coordenador de Futebol Feminino da CBF; Oswaldo Alvarez (Vadão), técnico da Seleção Brasileira Feminina; José Roberto Guimarães, técnico da Seleção Feminina de Vôlei; Lorena Soto, gerente de Desenvolvimento do Futebol Feminino da Conmebol; e Andrea Ortiz, gerente de Competições Femininas da Conmebol.

Às 14h30, uma nova palestra será realizada, desta vez com o tema "Internacionalização: ultrapassando fronteiras e conquistando torcedores mundo afora". O comando, desta vez, passará para as mãos de Ricardo Villar, CEO da Florida Cup; Arturo de la Fuente, executivo de Negócios Internacionais e Desenvolvimento do Barcelona; Ann Carolin Onnen, diretora da German American Insights in Sports e líder do processo de comercialização da Bundesliga; e Marcio Utsch, CEO da Alpargatas / Havaianas.

Já a quinta-feira (28), quarto e último dia de palestras será aberto pela manhã, com o tema "Licença de clubes e fair play financeiro: elevando exigências para qualificação de times profissionais". Ministrará a palestra o jurista esportivo, Álvaro Melo Filho; o diretor da Área Internacional da Federação Espanhola de Futebol, Eduard Dervishaj; o consultor da FIFA sobre futebol profissional, Jair Bertoni; o diretor Jurídico da Federação Espanhola de Futebol, Kepa Larumbe; e Reynaldo Buzzoni, diretor de Registro e Transferência da CBF.

Já o encerramento, pela tarde, terá o comando de Erasmo Damiani, coordenador das categorias de base da Seleção Brasileira; Joaquim Milheiro, responsável metodológica da Federação Portuguesa de Futebol; e Marcelo Teixeira, coordenador das categorias de base do Fluminense. Os três palestrarão sobre "Categorias de base: exportando, importando conceitos".

A sexta-feira (29) e o sábado (30) serão reservados para o II Simpósio de Educação Continuada da Comissão Nacional de Médicos do Futebol (CNMF). O evento contará com as participações de médicos do Campeonato Brasileiro das Séries A, B e C e do Feminino. Com o tema "Performance x Recuperação de Jogadores de futebol: uma abordagem multidisciplinar", o simpósio terá como objetivo promover a educação continuada por meio de palestras, mesas-redondas e debates em prol do desenvolvimento da medicina do futebol brasileiro.

"A Semana de Evolução do Futebol Brasileiro tem grande importância para esse momento que estamos vivendo, o momento de discussões, de mudanças, de melhorias para o futebol com a criação do Comitê de Reformas. Eu, como um dos membros deste comitê, não poderia ficar de fora desse evento grande evento internacional. Teremos aqui as presenças de grandes nomes do futebol mundial que trarão suas experiências sobre cada tema que precisamos tratar e debater para que cheguemos ao objetivo de todos os brasileiros, de ver o futebol mais desenvolvido e moderno no país", avaliou Ednaldo Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário