A 31ª edição do Bahia Juniors Cup – torneio internacional que reúne os principais tenistas da categoria, com pontuação Grau 3 para o ranking mundial da ITF - começou na segunda-feira (19) e vai até sábado (24), nas quadras do Clube Bahiano de Tênis, em Salvador. A competição, que tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), tem a presença de 209 atletas de 12 países. A entrada é gratuita.
Tenistas do Brasil, Rússia, Estados Unidos, Bolívia, Suíça, Grã-Bretanha, Egito, Colômbia, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile disputam a competição. A Sudesb disponibilizou apoio financeiro no valor de R$ 151 mil para infraestrutura, aquisição de material promocional, material de divulgação, premiação e outros serviços.
Para o presidente da Federação Bahiana de Tênis, Gian Biglia, o Bahia Juniors Cup, que comemora 31 anos, já se consolidou como o maior evento infantojuvenil do Norte / Nordeste e 3º maior do Brasil, junto com Londrina (PR). “Toda essa estrutura só pôde ser realizada graças a Sudesb, que viabiliza, desde 2011, esta competição. Quero agradecer ao Governo da Bahia pelo apoio”, disse.
Disputas
Na terça (20), 51 jogos serão disputados nas oito quadras rápidas. Destaque para a chave principal do torneio, que reúne atletas de 16 a 18, com jogos realizados no período da tarde. No masculino, o baiano Leonardo de Menezes, atual vice-campeão, na categoria 18 anos, é favorito. Já na categoria 14 anos, Gustavo Schwebel, 13 anos, campeão em 2014 na categoria 12 anos, também tem favoritismo, mesmo disputando uma categoria acima da sua idade.
No feminino, a atual campeã Maria Silva (RJ) retorna ao torneio, buscando o bicampeonato na categoria 18 anos. No primeiro confronto, ela enfrenta a boliviana Natalia Barbery, oitava pré-classificada. A baiana Maria Barbosa Menezes, 12 anos, chega forte em busca do título da categoria até 14 anos. Ela conquistou, no último domingo (18), o título da Copa Guga Kuerten, competição organizada pelo ídolo do tênis nacional, Gustavo Kuerten, sediada em Florianópolis. A baiana estreia nesta terça contra a paulista Juliana Munhoz.
Outros nomes também entram em quadra neste segundo dia da competição. Felipe Alves Meligeni faz duelo diante da Gabriel Bugiga, que representou o Brasil na Copa Davis de 16 anos em Madri, na Espanha. Gabriel Decamps, campeão do Rendes-Vous, é o terceiro cabeça de chave e joga diante de Juan Otegui, da Argentina. Thaísa Pedretti, 89ª colocada do ranking e segunda melhor do Brasil, que vem de título na Copa Guga Kuerten, encara Giovanna Caputo. Mais informações podem ser obtidas no site do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário