Já estão chegando em Palmas, no estado de Tocantins, os atletas que, entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro, participam dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. A delegação da Bahia, formada por 50 atletas da tribo Pataxó de aldeias situadas em Porto Seguro e Cabrália, no extremo sul, desembarcou na cidade-sede dos jogos nas primeiras horas de segunda-feira (19).
Sob a coordenação do índio Juari Pataxó, a delegação baiana é formada por 30 índios e 20 índias - a etnia é a única da região Nordeste que está participando dos jogos. Durante os dez dias do evento esportivo, estarão reunidos, em Palmas, 24 etnias do Brasil, além de representações de 22 países, a exemplo da Austrália, Mongólia, Etiópia, Argentina, Congo, Colômbia, entre outros.
Apoio
O deslocamento de todas as equipes até Palmas é assegurado pelo governo federal, por meio do Ministério do Esporte. Para a viagem do grupo baiano, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) disponibilizou uniformes e mochilas para o transporte de pequenos objetos.
A primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas tem o mote ‘Agora Somos Todos Indígenas’. Os atletas vão participar de 11 modalidades esportivas tradicionais - tiro com arco e flecha; arremesso de lança; cabo de força; corrida de velocidade rústica; canoagem rústica; corrida de tora; lutas corporais; xikunahati; futebol de campo; atletismo e natação (travessia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário