Na manhã da quarta-feira, 28, teve início o 48º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa e a 3ª Copa Latina, que estão sendo realizadas, paralelamente, até domingo, 1° de novembro, no Centro Pan Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, das 08h às 21h. O evento reúne os principais mesatenistas Olímpicos e Paralímpicos do país, com entrada gratuita.
São mais de 770 mesatenistas disputando medalhas em diferentes categorias, de seleções estaduais e de clubes (eliminatórias simples) e individuais, de pré-mirim a veteranos. A competição é realizada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e Federação Baiana (FBTM), com apoio financeiro do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia vinculada à Secretária do Trabalho e Esporte (Setre).
Duas medalhas de ouro no Parapan de Toronto e garantido na Paralimpíada do Rio 2016, o mesatenista Paulo Salmin, de 21 anos, considera o torneio o mais importante para o tênis de mesa neste último trimestre. Ele espera aumentar o leque de medalhas na Bahia. “O objetivo principal é manter a hegemonia e ser campeão mais uma vez. A gente vem para buscar um melhor aperfeiçoamento, além de disputar, também, com atletas olímpicos”, disse. Paulo Salmin disputa com atletas com e sem deficiência.
A competição reúne atletas de 24 estados, mais o Distrito Federal. A delegação baiana conta com 62 mesatenistas. Destaque para Rafael Rocha, 22 anos, do município de Itororó. Ele vai disputar no absoluto A, principal categoria da competição. Veterano no tênis de mesa, Wanderby Júnior, vai disputar pela primeira vez esta competição, na categoria absoluto C. “Desde minha infância que jogo tênis de mesa e hoje terei a oportunidade de disputar este torneio. Vou em busca do ouro”, disse, esperançoso, Júnior.
Parceria – O diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, destaca o apoio que o Governo do Estado vem dando ao tênis de mesa. “Iniciamos neste mês, projetos das Escolinhas de Esporte que desenvolvem a prática do tênis de mesa, atendendo a 200 crianças e adolescentes de Salvador ( Bairro da Paz) e Camaçari. Ano passado, foram cerca de 160 jovens beneficiados com esta modalidade esportiva. Temos buscado, cada vez mais, fomentar e fortalecer as mais diversas modalidades esportivas do nosso estado”, observa Dourado.
Segundo o presidente da FBTM, Paulo Carneiro, “a Bahia tem revelado diversos atletas da capital e do interior. Isso só se tornou possível graças ao convênio entre a Sudesb e a Federação, que permitiu a realização de competições em diversos municípios, desenvolvendo, assim, o tênis de mesa baiano”, revelou.
Durante o Campeonato Brasileiro, também acontecerá a terceira edição da Copa Latina 2015, torneio que reúne aletas da seleção brasileira, destaques nacionais e convidados estrangeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário